viva! para lá da depressão

Identificar os principais sintomas associados a problemas de saúde mental pode ajudar na procura de ajuda precoce e, consequentemente, a manter a mente mais saudável, não só a sua como a dos seus familiares ou amigos. Esteja atento aos sinais.

Mudanças no comportamento ou nas emoções

Mudanças significativas no comportamento ou emoções extremas, os quais se mantêm ao longo do tempo, podem ser um sintoma relacionado com problemas de saúde mental (ex.: tristeza ou irritação que duram mais do que o habitual ou que vão ao extremo da emoção – gritos, raiva, fúria).


Mudanças no apetite

Para algumas pessoas, a flutuação do peso (ganho de peso ou perda de peso súbitos) pode ser um sinal de alarme. Comer demasiado ou em quantidade insuficiente pode estar por trás de uma desordem alimentar ou depressão.


Sentimentos de ansiedade ou preocupação

Sentirmo-nos ansiosos ou stressados de tempos a tempos é perfeitamente normal. Contudo, a ansiedade e a preocupação podem ser sintoma de um problema de saúde mental se interferirem regularmente com as suas atividades diárias.


Sentimentos de infelicidade e depressão

Além da tristeza inerente, estão presentes sintomas como falta de motivação e falta de energia.


Problemas para dormir

Dormir pouco, insónias constantes ou dormir demasiado são sintomas que podem estar relacionados com distúrbios de sono ou depressão.


Abuso de álcool e outras substâncias

Usar substâncias para lidar com os problemas, como álcool, tabaco ou drogas, pode ser um sinal de problemas de saúde mental. O uso de substâncias também pode contribuir para a doença mental.


Distanciamento em relação a familiares e amigos

Um distanciamento súbito da família, amigos e atividades sociais e lúdicas pode indicar sinais de problemas de saúde mental e necessidade de ajuda.


Sentimentos de culpa, fracasso, pensamento suicida

Sentimentos de culpa, fracasso e inutilidade podem ser um sinal de depressão. Se a pessoa se recrimina e critica frequentemente, isso é sinal de que necessita de ajuda. Em casos mais graves, este sentimento pode resultar em autoagressão e pensamentos suicidas.

 

Outros:1,2,3

  • Ignorar os cuidados pessoais e a higiene pessoal
  • Mudanças no apetite sexual
  • Pensamentos desorganizados e confusos
  • Ideias desalinhadas com a realidade
  • Ter pensamentos e memórias persistentes que você não consegue tirar da cabeça
  • Ouvir vozes ou acreditar em coisas que não são verdadeiras
  • Incapacidade para realizar tarefas diárias, como cuidar dos filhos, trabalhar ou ir à escola


Sintomas de perturbações da saúde mental nas crianças:1

As crianças podem apresentar os mesmos sinais e sintomas que os adultos, como alterações nos padrões de sono ou nos hábitos alimentares. Existem, porém, outros sinais e sintomas especificamente associados às crianças:

  • Alteração da performance escolar
  • Agressão e desobediência
  • Pesadelos frequentes
  • Birras frequentes
  • Maior sensibilidade a estímulos visuais, sons, cheiros e ao toque



Sempre que sentir que está em sofrimento emocional e que os seus familiares e amigos não têm estratégias/ferramentas para ajudar a resolver o problema, peça ajuda profissional, começando pelo seu médico de família ou mesmo um profissional do setor da saúde mental.

barra azul

A Angelini Pharma, nos últimos 50 anos, ganhou reconhecimento internacional pelos seus esforços substanciais para melhorar o tratamento de doentes com problemas de saúde mental e para combater o estigma da saúde mental.

barra azul

Referência:

  1. WebMD. Signs of Mental Illness. 2022 [Online]. Acedido em maio de 2022. Disponível em: https://www.webmd.com/mental-health/signs-mental-illness
  2. MentalHealth.gov. Early Signs. 2022 [Online]. Acedido em maio 2022. Disponível em: https://www.mentalhealth.gov/basics/what-is-mental-health
  3. Health Direct Australia. Nine signs of mental health issues. 2021 [Online]. Acedido em maio 2022. Disponível em: http:// www.healthdirect.gov.au/signs-mental-health-issue